Edil do Tarrafal espera “discriminação positiva” do Governo

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Na antevisão da visita de dois dias do Primeiro-Ministro ao seu município, edil do Tarrafal revela vontade de ser contemplado com uma “discriminação positiva” por parte do Governo

 



O Primeiro-Ministro chega esta manhã ao Tarrafal para a segunda etapa da sua visita de quatro dias à ilha de São Nicolau. A visita é aguardada com expetativa, sobretudo pelo presidente da autarquia do Tarrafal.


José Freitas de Brito, entrevistado pelo JSN, não escondeu a sua satisfação com a visita do chefe do Governo e reitera sua vontade de ver o concelho merecer uma “discriminação positiva” por parte do Executivo.


O autarca acentua que a edilidade tem um conjunto de projetos em carteira mas que faltam recursos de ordem financeira, daí que deposita grandes expetativas nesta visita de hoje e amanhã, sábado.  


A requalificação da marginal da Praia d’ Tedja, a implementação de um porto estruturante e um terminal rodoviário são alguns dos projetos que o presidente do município elenca e que vai partilhar com o PM.


Na frente marítima, José Freitas de Brito observa que o seu município precisa de um porto de categoria nacional e internacional e que este deverá dinamizar, organizar e inovar o setor pesqueiro do concelho e ainda integrar o circuito de turismo de veleiros e cruzeiros.


No capítulo das infraestruturas rodoviárias, o edil destaca o melhoramento dos caminhos que dão acesso às comunidades de Palhal, Hortelã e Fragata (este já com financiamento, conforme garantia do PM) de modo a facilitar o escoamento dos produtos agrícolas nessas localidades. Observa, por outro lado, que São Nicolau só atingirá bons níveis de desenvolvimento se for equacionado o problema da acessibilidade com o resto do País.


Ainda no capítulo das infraestrutras, a edilidade destaca a necessidade de se construir uma via alternativa pelo litoral sul, via a praia de d’Boxe d’Rotcha, o que na opinião de José Freitas de Brito vai permitir a “expansão turística” com ligação direta ao aeródromo da ilha.


A requalificação da cidade, com a implementação da rede de esgoto “nas zonas consolidadas” é outro projeto em carteira. Noutra frente, assume “maiores revindicações” a construção de um cais de pesca já que o existente segundo o edil encontra-se em “péssimas condições”, constituindo mesmo “perigo” para os atores do setor.


UCS chega esta manhã ao Tarrafal para a última etapa da sua visita a São Nicolau onde chegou na quarta-feira ao início da tarde.


Redação

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)