PM partilha visão do Governo para agricultura

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Olhos nos olhos com os agricultores, Primeiro-Ministro reconheceu constrangimentos a nível dos transportes mas prometeu ação

 


Durante encontro realizado ontem na Fajã, com os agricultores, o PM observou que a visão do seu Governo para o setor agrícola “é muito clara” e foi adiantando que a ideia subjacente a esta visão é “transformar” a agricultura de subsistência para a empresarialização, “capaz de gerar rendimentos, prosperidade e reconhecimento social”.


Num post na sua página institucional no facebook, o PM escreveu que é um “imperativo” permitir aos agricultores a oportunidade de conhecer e aumentar as possibilidades de acesso às políticas públicas do Governo. “É, por isso, que fazemos questão de reunirmos com os agricultores no âmbito do conjunto de visitas aos municípios do País”, reforçou.


UCS diz mesmo que constitui objetivos do Governo “mudar a vocação da agricultura familiar cabo-verdiana, para uma agricultura modernizada e competitiva, através da melhoria dos métodos de produção e acondicionamento dos produtos agrícolas, da resolução dos problemas ligados ao acesso aos mercados e ao crédito, aos fatores de produção, à qualidade da extensão rural e à organização da cadeia de valor”.


Reconhecendo que São Nicolau enfrenta “constrangimentos importantes” ao nível dos transportes marítimos, principal via de escoamento dos produtos agrícolas, UCS levou a boa nova da “operacionalização” do navio Praia d’ Aguada “para breve” e admitiu que a chegada no navio vai “minimizar o período de espera quando o navio Ribeira de Paúl for para a doca”.


O Governo, adianta, está a fazer os possíveis para ver os agricultores organizados, com seus produtos certificados, por forma a conseguir outros mercados, nomeadamente, do Sal, da Boa Vista e, fora do País.


Redação

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)