Marcha cívica marca “Outubro Rosa” no Tarrafal de São Nicolau

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Uma marcha cívica marcou, esta tarde na cidade do Tarrafal de São Nicolau, as celebrações do “Outubro Rosa”, mês da luta contra o cancro da mama

 


O evento foi promovido pela Associação cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro – Antena de São Nicolau (ALCC-ASN) e contou com a participação de várias pessoas, na sua maioria mulheres.


Nessa marcha foram convidadas várias instituições e empresas, onde cada uma representava um tipo de câncer diferente, conforme cores estabelecidas pela organização.


A marcha, com partida na Praça Amizade Tarrafal- Boavista, percorreu a Avenida Cadório, Cimentinho e terminou na Praça Ana Bia – Cento de Saúde, com cartazes para divulgar a mensagem da prevenção desta doença.


Mirandolinda Almeida, presidente da ACLCC- ASN chamou a atenção das mulheres para a importância do auto-exame, dos cuidados que devem ter com a alimentação e incentivou à prática de exercícios físicos.

A responsável lembrou ainda aos presentes que o cancro é uma doença que tem cura, mas que a mesma só será possível se a doença for diagnosticada atempadamente.
A nossa entrevistada apela a participação de todos em atividades do tipo, pois segundo ela o câncer é uma doença que pode afetar qualquer pessoa.


Sustenta ainda que todos devem procurar o centro de saúde para fazer o rastreio dos vários tipos de câncer.


É de realçar que no ano de 2015, registaram 13% de óbitos vítimas de câncer em São Nicolau. Até junho deste ano já tinham registado 10 casos de cancro na ilha.

O cancro é uma das principais causas de mortalidade feminina em todo o mundo e é a segunda causa de morte em Cabo Verde.

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)