Liceu do Tarrafal comemora Dia da Cultura Cabo-verdiana

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

As comemorações do Dia Nacional da Cultura, que se celebra esta terça-feira, 18, foi comemorado na Escola Secundária Pedro Corsino de Azevedo no Tarrafal de São Nicolau, com várias atividades

 


Segundo a professora de cultura cabo-verdiana Isa Fernandes, o objetivo dessas atividades é mostrar aos alunos a importância da nossa cultura porque para ela hoje infelizmente os alunos não estão a aceitar a nossa cultura.

“Acho que a nossa cultura está a perder no tempo, hoje dificilmente uma criança ou adolescente escuta uma morna ou dança uma coladeira. Querem copiar a cultura de povos lá fora”, desabafa.

Por isso durante as suas aulas a professora tenta incentivar os alunos a gostar, valorizar e conhecer melhor a nossa cultura através de atividades em grupo e atrativos.

Para Isa Fernandes hoje devido as novas tecnologias como jogos de computadores e internet muitas das brincadeiras de antigamente estão sendo esquecidas, por isso durante três dias a escola promove uma “exposição de jogos e brincadeiras tradicionais” que pretende resgatar o interesse dos alunos para as brincadeiras de antigamente.

No período da tarde está agendado várias atividades como música, dança, representação da cultura de cada ilha, teatro, gastronomia.

Da programação consta também declamação de poesias de Eugénio Tavares, com informa Issa Fernandes para homenagear esse grande poeta no dia que se comemora o seu nascimento.

A nossa entrevistada apela as pessoas a respeitar e valorizar a nossa cultura, e também a cultura de todos os povos, porque é através da cultura que ficamos a conhecer cada povo.

O dia 18 de outubro foi declarado, em 2005, como o Dia Nacional da Cultura Cabo-verdiana, data que homenageia o dia de nascimento de um dos maiores literatos da história do país, o poeta Eugénio de Paula Tavares, falecido aos 63 anos, na Vila Nova Sintra, ilha Brava, em 1º de Junho de 1930.

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)