Analfabetismo em São Nicolau tem diminuído

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

A taxa de analfabetismo em São Nicolau tem diminuído progressivamente, garantiu o coordenador do serviço de Alfabetização e Educação de Adultos em São Nicolau, Elias Araújo

 

 

O Dia Internacional da Alfabetização é comemorado anualmente a 8 de setembro. Este ano foi celebrado em Cabo Verde sob o lema “Ler o Passado, Escrever o Futuro”. Em Tarrafal de São Nicolau foram realizadas várias atividades alusivas ao dia.


Apesar do trabalho feito, o cenário de analfabetismo em São Nicolau ainda não atingiu a meta pretendida, que é “que toas as pessoas saibam escrever e ler”. No Tarrafal a taxa de alfabetizados atinge os 82% e na Ribeira Brava situa-se nos 86,8%.


Elias Araújo adianta que tem trabalhado na sensibilização de pessoas para frequentarem as aulas da primeira e segunda classes, mas tem sido difícil por causa da vida quotidiana das pessoas.


“Algumas pessoas são pescadores e não conseguem conciliar o trabalho e a escola, quando é assim tentamos sensibilizar as pessoas para não desistirem”, explica.


O responsável adianta ainda que vão continuar a trabalhar para baixar o número de analfabetos na ilha, porque muitas vezes as pessoas necessitam somente de incentivos para iniciar ou continuar os estudos.


O Dia Mundial da Alfabetização, foi instituída em 1968 pela ONU e pela Unesco com o objetivo de fomentar a alfabetização no mundo e é comemorado todos os anos no dia 08 de setembro.

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)