Centro de Saúde do Tarrafal promove campanha de pulverização

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

O Centro de Saúde do Tarrafal, iniciou esta manhã, 07 de setembro, uma campanha de pulverização por toda a cidade do Tarrafal, durante uma semana

 


Segundo o médico Nilson Sanches, o objetivo da campanha de pulverização é evitar doenças transmissíveis, combatendo os mosquitos. Por isso o Centro de Saúde do Tarrafal quer trabalhar na prevenção, “trabalhamos na prevenção para evitar casos de zica, paludismo, dengue e outras doenças.


Os recursos humanos é uma das principais dificuldades que enfrentam por isso Nilson Sanches, adianta que estão a tentar fazer uma parceria com os bombeiros para ajudar a colmatar essa lacuna.


Antony Soares, responsável de luta antilarvar no Tarrafal de São Nicolau, diz que apesar dos constrangimentos encontrados, nomeadamente da temperatura, o balanço do primeiro dia da campanha de pulverização é positivo.


“O balanço do primeiro dia é positivo, tivemos alguns constrangimentos por causa do calor que condiciona o nosso trabalho, mas trabalhamos com vontade e conseguimos fazer um bom início de campanha de pulverização”, explica.


Antony afirma que com o calor intenso do Tarrafal a equipa inicia os trabalhos logo cedo para que possam terminar por volta do meio- dia, porque depois desse horário, o trabalho é muito desgastante.


A zona de Algodoeiro é um dos lugares que merece muita atenção, porque sendo uma zona agrícola, há sempre acumulação de água, onde sempre encontram focos de mosquitos.


O responsável de luta antilarvar no município acredita que os mosquitos têm diminuído no Tarrafal.

Nilson Sanches apela as pessoas para terem cuidados com águas acumuladas, não deitar água sujo na rua, não deixar lixos acumulados, lavar as mãos antes das refeições, colocar redes nos jardins, fechar tubos de suspiro com redes e proteger de mosquitos.


As pessoas devem também colaborar com a equipa que está no terreno e caso a sua residência não for visitada por estes profissionais, podem solicitar junto do Centro de Saúde para fazerem a pulverização.


Hoje, quarta-feira a equipa esteve na zona de Escada e Rua de Lote, amanhã estará em João Batista, Chá de Poça e Compedrada e nos próximos dias estará nas outras localidades da cidade.


O Centro de Saúde do Tarrafal conta com a parceria da câmara municipal do Tarrafal de São Nicolau, Electra, Fábrica Sucla e parceiros individuais.

 

AC

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)