Ministro da Agricultura e Ambiente elege prioridades para São Nicolau

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Durante a sua primeira visita á ilha de São Nicolau, na qualidade de Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva visitou várias localidades, e elegeu várias prioridades para á ilha

 


Gilberto Silva disse ao JSN que neste momento a prioridade é o controlo da praga dos mil-pés, mas a questão da água para o abastecimento da população e para a agricultura é também prioridade para esse governante.


De uma forma geral, o ministro adiantou que a situação da água não está completamente resolvida em São Nicolau. Gilberto Silva começou por falar da Barragem de Banca Furada, que foi construída e que não retém água das chuvas, por isso o seu ministério vai fazer um estudo aprofundado para ver a solução para essa barragem, ou seja, será feita uma avaliação técnica bastante aprofundada.


Outra das prioridades da agenda do Ministério da Agricultura, é a Galeria de Fajã que, segundo o governante precisa de grande intervenção, “o ministério vai rapidamente conceder um projeto e procurar o seu financiamento. Provavelmente inscrevendo as intervenções no orçamento de 2017”.


Depois de visitar os reservatórios da bacia hidrográfica de Ribeira Prata, Gilberto Silva apontou essa infra-estrutura como outra prioridade, “são obras hidráulicas importantes, mas a maioria dos reservatórios estão sem água e não estão a servir para o propósito para que foram construídos e que é o desenvolvimento da agricultura”.


“Ainda verificamos vários terrenos com potencialidades agrícolas que não usufruem ainda de uma água para o desenvolvimento desta atividade, portanto trata-se de um problema muito sério que o Governo vai ter que resolver, explicou ao JSN.


Gilberto Silva constatou também que o Parque Natural Monte Gordo, é um perímetro florestal com várias dificuldades advenientes do Furacão Fred com várias árvores caídas, e por isso há necessidade de reforçar o trabalho de manutenção e substituição de peças endémicas e sobretudo manutenção dos trilhos e da própria sede do Parque.


A construção do aterro sanitário na zona do Barril, o perímetro irrigado de Algodoeiro, a necessidade da construção de alguns canais para proteção das habitações na linhas de água no Tarrafal, são outras dificuldades que o ministro da agricultura e ambiente constatou durante a sua visita à ilha de São Nicolau.

 

AC

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)