Mil Pés: Governo reitera reforço de medidas de inspeção para conter a praga em São Nicolau

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, reiterou hoje que uma série de medidas estão a ser tomadas para evitar a saída e a entrada dos produtos e a propagação da praga de mil pés em São Nicolau

 


Gilberto Silva iniciou hoje uma visita de três dias à ilha de São Nicolau, com o propósito de se inteirar do funcionamento dos serviços desconcentrados do ministério, e dos problemas da ilha.


O governante reuniu-se, na tarde deste domingo, com o presidente da câmara municipal da Ribeira Brava, Carlos Barbosa, e durante o encontro abordou-se diversos assuntos como a dessalinização da água, a barragem da Banca Furada e recente descoberta do foco de mil pés na ilha.


Segundo Gilberto Silva, uma série de medidas já estão a ser tomadas para evitar a propagação da praga de mil pés na ilha.


“O nosso plano já começou a ser efetivamente executado. Por exemplo, no dia de ontem, destruição de certas culturas, a queima, a colocação de isco envenenado para de facto podermos destruir os focos de mil pés”, afirmou o ministro da Agricultura, que assegura que o ministério está a executar medidas que vão conter, destruir os focos de mil pés nas propriedades identificadas.


O reforço da comunicação também é outra aposta do Ministério da Agricultura e Ambiente, segundo Gilberto Silva.


“Trouxemos um conjunto de folhetos que irão ajudar na comunicação e na sensibilização da população e vamos também reforçar as medidas de inspeção no porto e aeroporto no sentido de evitarmos a saída e a entrada dos produtos que possam conter a praga de mil pés”, sublinhou.


Gilberto Silva espera contar com o apoio das igrejas, escolas e da população para a divulgação dos folhetos e assim informar e sensibilizar o público em geral sobre a praga de mil pés.


O ministro da Agricultura e Ambiente, tem agendado para esta segunda feira uma visita à localidade de Lompelado para avaliar “in loco” a situação dos mil pés em seguida desloca se , à Barragem de Banca Furada ao Parque Natural de Monte Gordo.

 


Inforpress

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)