Dia do Enfermeiro assinalado com Gala dos Enfermeiros no Tarrafal

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Os enfermeiros do Centro de Saúde do Tarrafal de São Nicolau comemoraram esta quinta-feira o Dia do Enfermeiro com uma Gala de Enfermeiros onde homenagearam alguns profissionais dessa área

 

 

O delegado de Saúde de São Nicolau, Èlvio Perreira adiantou que tem muito respeito e admiração pelo trabalho dos enfermeiros, pois são eles que estão em contato mais direto com os doentes e as famílias.


“Ser enfermeiro é um ato nobre, ainda mais em Cabo Verde, onde temos muita falta de recursos humanos, financeiros e materiais”, frisou.


Èlvio Perreira agradeceu a todos os enfermeiros pelo trabalho prestado e encorajou-os para continuar nesse caminho que considera um trabalho de muito sacrifício.


Ao discursar, a enfermeira Leandra afirmou, em nome dos seus colegas que nem sempre fazem o melhor, mas o objetivo é trabalhar para o bem dos pacientes.


“A enfermagem é a arte de cuidar e de se dedicar a pessoa sem saber quem seja e fazer o possível para que a mesma saia do hospital ou recupere brevemente”, sustentou a enfermeira.


A enfermeira Leandra dedicou também o dia aos pacientes, pois segundo ela sem eles a vocação e missão dos enfermeiros de cuidar e dedicar não teria celebres de nobreza, paixão e compaixão.


Nessa gala foram homenageados três enfermeiros: dois pelos anos de serviço no Centro de Saúde do Tarrafal e um que foi transferido. Tratou-se do enfermeiro Amândio do serviço materno-Infantil e a enfermeira Alcídia pelos anos de serviço prestado a essa instituição e também o enfermeiro Francisco Dias que foi transferido para São Vicente.


Durante a gala foram entregues brindes a todos os enfermeiros do Centro de Saúde do Tarrafal.


Recorda-se que as atividades iniciaram no passado dia 6 de maio com feiras de saúde comunitárias as localidades de Hortelã, Praia Branca, Cabeçalinho, Palhal e Ribeira Prata.


Também os enfermeiros programaram conversas abertas na Rádio Sodade FM, abordando vários temas, nomeadamente saúde pública, diabetes mélitus, alcoolismo, primeiros socorros, doença neonatal, gravidez na adolescência, tuberculose, hipertensão arterial e importância do exercício físico.


O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros que todos os anos é comemorado a 12 de maio.


A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, que é encarada como a fundadora da enfermagem moderna.

 


AC

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)