São Nicolau beneficia de donativo financeiro do FIDA para projetos de mobilização de água

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Uma equipa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário, (FIDA), esteve em ilha de São Nicolau para uma visita de terreno para dialogar com os agricultores, de modo a conhecer as dificuldades e possíveis intervenções do âmbito do fundo perdido, ASAP, financiado no valor de 4 milhões de dólares

 

O Presidente da Comissão Regional de Parceiros de São Nicolau (CRP-SN), José Almeida, em entrevista ao Oceanpress informou que trata-se de um financiamento a fundo perdido que visa apoiar projetos que aposta na mobilização de água para a agricultura para solucionar as problemáticas das mudanças climáticas.

A comissão iniciou a visita na quinta-feira com um encontro com CRP - SN que contou com a participação das duas edilidades da ilha.

Durante a missão a São Nicolau a equipa constituída por 8 elementos, visitaram as localidades de Fragata, Praia Branca, Hortelã, Fajã, Covoada e Queimadas.

Na localidade de Praia Branca a associação comunitária Odje de Água pretende apresentar de acordo com o presidente José Romário Silva, projectos para financiamento de equipamentos para a abertura de dois furos de captação de água subterrânea, noticia o Oceanpress.

Um dos furos vai ficar localizado na região de Chã das Furnas e outro no Lombo de Caleceria, o que vai permitir o alargamento das áreas de cultivo com o sistema gota-a-gota.

A visita a ilha terminou com uma reunião síntese no sábado com presença da direção e equipa técnica da CRP de São Nicolau e a equipa da missão.

O projecto ASAP vai ser gerido em todas as ilhas pelas Comissões regionais de Parceiros. O donativo do Fundo ASAP do FIDA vai beneficiar projetos semelhantes nas ilhas do Fogo, Santiago e Brava.

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)