Pascoela: Não podemos deixar morrer a tradição – organização

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

 

A tradição está de volta. Uma semana depois da páscoa, a comunidade de Estância de Brás comemora a pascoela


A tradição movimenta pessoas de diversas localidades e não só. Em Caleijão festeja-se também a pascoela mas ao que se sabe é em Estância de Brás que a festa promete.

A festa da pascoela é uma forte tradição em Estância de Brás, ilha de São Nicolau. As atividades desta festa iniciaram há já algum tempo e prolongam-se até o dia 10 de abril.

Toda a comunidade está envolvida nas comemorações da pascoela. Landa, uma das organizadoras da festa diz ao JSN que a comunidade espera receber muitos visitantes nestes dias. “Não podemos deixar morrer a tradição, por isso, a organização preparou um programa cheio de atrativos”, revela ao nosso Jornal.

A nossa interlocutora adianta que as atividades são de vária ordem, do desporto à cultura incluindo a parte religiosa.

Para hoje anuncia-se uma noite cultural com um convívio de gerações entre adultos e jovens durante a qual pode-se também apreciar pratos tradicionais, para além da dança e boa música que promete.

Para a tarde de sábado, anuncia-se um torneio quadrangular de futebol de 11, que conta com a presença de quatro equipas em representação das zonas de Preguiça, Morro, Estância de Brás e Morro Brás.

À noite do mesmo dia a música volta a ocupar o seu espaço, com o já anunciado espetáculo musical com Loony Johnson entre outros grupos e artistas em palco.

A cerimónia religiosa acontece no domingo pelas 11 horas.

As atividades de pascoela prolongam-se até o dia 10 de abril devendo acontecer ainda eventos como rabecada, batismo de boneca, matança de galo, entre outros.

Segundo a organização, as câmaras municipais do Tarrafal e da Ribeira Brava, o Jornal de São Nicolau, os próprios jovens de Estância de Brás e alguns emigrantes asseguram o patrocínio da festa deste ano.


AC

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)