População de Covoada exige substituição do “cabo chefe” e agente sanitário

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Um abaixo-assinado está a circular numa movimentação que pretende exigir o afastamento do homem que atua como se fosse um “cabo chefe” da zona, mas em Covoada as pessoas não querem que o Bernardo continue a ser agente sanitário

 

A recolha de assinaturas iniciou ontem e visa recolher o máximo de apoiantes numa reivindicação que a comunidade considera justa depois de vários “desmandos” do indivíduo que se apresenta como “cabo chefe” da zona sem que no entanto tenha sido escolhido pela população local.

Mas os moradores da encravada Covoada, no município da Ribeira Brava, exigem igualmente a substituição do agente sanitário, alegando, de entre outros, que o mesmo não reúne condições para o exercício do cargo.

Na nota que acompanha o abaixo-assinado, os promotores desta iniciativa requerer ao presidente da câmara municipal e ao delegado de saúde da ilha a substituição “por este não reunir as condições para o exercício dos referidos cargos”.

Os dois cargos é exercido, simultaneamente, pela mesma pessoa, conhecido na zona por Bernardo, um ex- preso que esteve envolvido em fraude eleitoral nas eleiçoes presidenciais de 2001, numas históricas eleições que ficaram manchadas por voto de mortos.

A população de Covoada garante “nunca” ter elegido a referida pessoa para a representar. “Não reconhecemos nele competências e estatura para nos representar nem junto da câmara municipal nem junto de outras instituições”, lê-se na nota posta a circular.

A recolha de assinaturas é, segundo apurou o JSN, para ser encaminhada ao edil da Ribeira Brava, ao delegado de saúde, bem como à polícia nacional enquanto instituição de segurança e ordem pública pois “em muitas ocasiões têm havido ameaças do referido ‘chefe da zona/representante’ contra a integridade de alguns moradores.

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)