Central única de São Nicolau é inaugurada hoje pelo PM

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

A central eléctrica única para fornecimento de energia a toda a ilha de São Nicolau e com uma potência de 3500 kW, é inaugurada hoje, 17de janeiro, pelo primeiro-ministro, José Maria Neves

 


A Central Única de São Nicolau foi construída de raiz, em Cacimba, na cidade do Tarrafal, no quadro do projeto de reforço dos sistemas de produção, do transporte e distribuição de energia, e está equipada com novos equipamentos geradores de energia eléctrica.

 

Foram instalados dois novos grupos electrogéneos de 1000 kW, cada. A esta potência acresce-se 1500kW de outros três grupos electrogéneos que estavam em funcionamento, na cidade do Tarrafal, totalizando uma potência de 3500 kW. A rede de distribuição foi também ampliada e reforçada levando a electricidade a novas localidades.

 

O projeto custou do Governo cerca de 365 mil contos e contou com financiamento em 42,9% do montante global pela OFID (OPEC Fund for International Development), 44,2% pela ORET (Cooperação Holandesa) e 12,9% pelo BIDC (Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO).

 

Sidney Neves, Chefe unidade produção e distribuição de energia em São Nicolau adianta que os últimos testes aos novos equipamentos foram efetuados em outubro de 2015 e no mês seguinte a central única de São Nicolau passou a funcionar de forma eficiente, segura e de qualidade.

 

Todas as localidades da ilha dispõem hoje de potência instalada que ultrapassa as necessidades da demanda, nos períodos de maior consumo.


O Primeiro-ministro preside a inauguração da Central Única da ilha e também o projeto de extensão de energia elétrica na zona de Ribeira Prata, no município do Tarrafal.

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)