Carriçal com energia eléctrica 100% renovável

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

A energia elétrica durante 24 horas por dia vai ser uma realidade em Carriçal. A inauguração da unidade está marcada para o dia 20 de dezembro

 

 

O projeto é financiado em quase 16 mil contos cabo-verdianos, numa parceria entre o Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC), Ministério do Turismo Indústria e Desenvolvimento Empresarial (MTIDE) e Câmara Municipal da Ribeira Brava (CMRB) e foi executado pela empresa Águas de Ponta Preta (APP).

A Central Fotovoltaica de Carriçal foi construída de raiz, baseia-se na geração de energia através da tecnologia solar fotovoltaica, com a instalação de um parque solar de 21 kWp de potência nominal. O projeto inclui também a requalificação da rede de distribuição existente e a colocação de candeeiros (tipo led) para iluminação pública, escreve o asemana.

Para evitar que haja cortes de energia serão instalados acumuladores de energia para suportar a demanda nos horários onde não existe radiação solar e garantir a continuidade do serviço eléctrico.

Para o edil Américo Nascimento, a Central Fotovoltaica de Carriçal vai representar uma “viragem”, na vida da população desta localidade que até agora viveu sem energia, uma vez que vai permitir o aparecimento de novas actividades económicas como turismo e intensificação e crescimento do sector das pescas.

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)