São Nicolau acolhe o Fórum Nacional da Cultura sob o lema "Carnavaleando"

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

A ilha de São Nicolau acolhe pela quinta vez o Fórum Cultural Nacional, sob o lema carnavaleando. O evento iniciou este domingo, 8 de novembro e prolonga-se até quarta-feira, 11

 


A iniciativa é do Ministério da Cultura e visa “incentivar as economias criativas através da realização de atividades culturais e de Turismo alternativo”. A quinta edição está focada em oficinas com vários temas ligados ao carnaval.

O evento pretende reunir várias personalidades ligadas ao carnaval, nacionais e internacionais, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio e a troca de experiências entre artistas, agentes, instituições ligadas a essa manifestação popular, através de workshops, oficinas, exposições, espectáculos.

Filomena Oliveira e José Èvora da ANCV apresentaram o tema "História do carnaval na ilha de São Nicolau: Origem percurso e especificidade no contexto cabo-verdiano".


Matilde Dias, apresentou "O carnaval cabo-verdiano e os media" e Marcos Silva da ADEI apresentou a Oficina "Elaboração de projetos e mobilização de financiamentos".

"Batucada de carnaval" foi ministrado por Mick Lima e Vavá Fonseca no tarrafal.

Para Hoje, segundo dia do fórum, Cláudio Rego Miranda, que veio do Brasil, ministra duas oficinas: "Produção no carnaval - Visão Antropológica" e "Produção no carnaval - Dinâmicas criativas, todos no Tarrafal.

Na Ribeira Brava Mick Lima e Vavá Fonseca apresenta uma oficina de "Batucada de carnaval".

Às 17:30 está agendada a abertura da exposição fotográfica figurinos de carnaval do Pará" na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava.

O Centro Cultural Paulino Vieira acolhe pelas 18:00 a apresentação do espetaculo de dança "Noite de vento", da produção Cabo verde Ballet com bailarinas de São Nicolau.

A folia do carnaval vai estar em destaque nas ruas da Ribeira Brava e do Tarrafal, pelos agentes do carnaval, e pelas pessoas durante 4 dias.

 

 

AC

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)