Nelson Brito exige do governo estudos e relatórios da barragem de Banca Furada

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Nelson Brito, deputado do MpD, exige que o governo publique todos os estudos e reatórios sobre a barragem de Banca Furada em Fajã de São Nicolau. O deputado pede explicações e quer que o governo assuma as responsabilidades

 

 


O deputado do MpD para São Nicolau, afirmou hoje em conferência de imprensa na cidade da Praia que está a testemunhar mais um descalabro nas infraestruturas públicas, por causa da Barragem de Banca Furada em Fajã, ilha de São Nicolau.

A barragem não conseguiu armazenar a água das chuvas por duas vezes, mas o governo ja anunciou que vão trabalhar para correção da barragem.

O deputado do MpD exige a publicação de todos os estudos e relatórios sobre a barragem, incluindo relatórios originais e os mais recentes, produzidos após o descalabro, e pergunta ao governo o que realmente aconteceu: "construção da barragem sem estudos ou construção da barragem ignorando os estudos?. Para Nelson Brito o governo deve dar todas as explicações necessárias e assumir as suas responsabilidades.

"A população de São Nicolau está desolada. Os agricultores estão tristes e magoados", afirma o politico, adiantando que a ilha passou por um severo período de seca e onde o plano de emergência do governo não chegou à maioria dos agricultores e criadores de gado.

Durante a passagem do Furacão Fred, os agricultores tiveram prejuízos acima dos 30.000 contos e segundo Nelson Brito ainda não tiveram nenhum apoio para fazer face a esses avultados prejuízos.

O deputado sustenta que não é a primeira vez que o governo e o PAICV dão “barracas” e “buracadas” gritantes na gestão da coisa pública. E como exemplo de alegadas "barracas e buracadas" cita os depósitos do MCA construídos no Vale da Fajã e que também perdem água e portanto não cumprem a sua função; a Barragem de Ribeira Prata que ficou totalmente assoreada com as primeiras chuvas que recebeu em 2009 e portanto não cumpre a sua função, dizendo tratar-se de situações bem a moda do PAICV.

Nelson Brito exorta a Procuradoria Geral da Républica a agir na defesa da verdade e exige o estudo e a aplicação de uma solução viável e urgente na Barragem de Banca Furada a bem da população do Vale da Fajã e de toda a ilha de São Nicolau.

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)