Qualidade do terreno na origem do sumiço da água da barragem da Fajã

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Equipa técnica que veio a São Nicolau apurar meandros do sumiço da água da barragem alega que a situação deveu-se à permeabilidade/fraturação da albufeira onde a infraestrutura foi erigida

 



A permeabilidade/fraturação da albufeira na zona da Fajã de Baixo onde foi edificada a primeira barragem da ilha de São Nicolau é, para já, a principal causa da infiltração da água retida durante as chuvas caídas a 30 de setembro e 1 de outubro.
A observação consta do relatório síntese da equipa técnica que ontem concluiu uma missão na barragem de banca furada, originada pelo sumiço da água retida em menos de 12 horas.

Dito de outra forma, a qualidade do solo em banca furada confirma que ali não seria o melhor local para edificação da barragem.

Os técnicos que estiveram no terreno observam ainda que o período de seca verificado nos cerca de 4 anos anteriores também contribuiu para o sumiço do líquido.

Nos dois dias que choveu, a barragem acumulou cerca de 1.5 por cento da sua capacidade total, ou seja 4.500m3.

A infraestrutura está conforme o projeto aprovado, não há irregularidades de construção, observam os técnicos da inspeção concluída este sábado.

Nada garante que a barragem possa vir a servir os verdadeiros interesses para a qual fora erigida, um investimento na ordem dos 700 mil contos.

 


AC

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)