Comunidade cristã na Ribeira Brava comemora Nossa Senhora do Rosário

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

A comunidade cristã da Ribeira Brava em São Nicolau celebra este domingo, 11 de outubro a sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário. O frei Claudino Vieira considera que o facto de terem reconhecido o título de antiga Sé Catedral, acaba por dar mais ênfase ao programa deste ano

 


O frei Claudino Vieira que é pároco de Nossa Senhora do Rosário espera que a festa deste ano desperte mais a fé das pessoas, pois segundo ele celebrar a padroeira é celebrar a festa da nossa protetora.

As celebrações deste ano são marcadas pelo reconhecimento do título da antiga Sé Catedral, algo que aconteceu no passado da 7, dia da festa litúrgica, e na presença do bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes.

 

JSN - Como é que está a decorrer o programa de Nossa Senhora do Rosário?

Frei Claudino - O programa vai sendo cumprido, temos tido muita adesão e até este momento a avaliação é positiva.

Noto uma grande satisfação no rosto das pessoas, alguns até chegaram a afirmar que é a melhor programação que estão a viver e outros deixam transparecer uma grande satisfação. O facto de termos reconhecido o título de antiga Sé Catedral, melhor, o reconhecimento deste facto histórico acaba por dar mais ênfase ao nosso programa.

Esperemos também uma participação mais ativa na grande celebração litúrgica de Nossa Senhora do Rosário que tem o seu ponto mais alto na eucaristia de domingo às 10h30, presidida pelo frei Hipólito seguida de procissão. Hoje à noite teremos a missa da vigília, seguida de procissão presidida pelo frei Higino. Amanhã à tarde está prevista uma tarde animada no polivalente do seminário.

Para mim o mais importante é que saibamos reconhecer o sentido último da festa da nossa padroeira, ou seja, reconhecer em Maria aquela que soube viver na íntegra a sua fé, aquela que nos pede a nós também para seguir de perto o seu filho Jesus.

 

Que expetativas para a festa de Nossa Senhora do Rosário?

Nós esperamos que esta festa desperte mais a nossa fé. Celebrar a festa de uma padroeira é celebrar a festa da nossa protetora, aquela cuja vida serve de modelo e exemplo digna de ser imitada, digna de ser respeitada e de ser venerada. Acreditamos que os santos vivem no meio de nós mesmo que não os vemos e acompanham a nossa existência, fazem parte do coro da igreja celeste e sempre que celebramos a eucaristia são invocados. Por isso, vamos cheios de fé invocar Maria, Senhora do Rosário, que nos acompanhe ao longo da nossa peregrinação nesta vida terrena. Invocamos também a sua intercessão e proteção, ela, a mãe de todos os cristãos.

 

Que mensagem enquanto pároco deixa aos fieis sobre a festa da padroeira?

Enquanto pároco queria desejar a todos os paroquianos festas felizes, que a mensagem de Maria chegue a todos os corações. Maria pede-nos a fidelidade ao mandato de Deus. Queria ainda solicitar a todos os paroquianos que sejam generosos com Deus, Ele tudo nos dá, pede que sejamos filhos amados, generosos e obedientes. Que cada um contribua para que Nossa Senhora, nossa padroeira seja honrada. Boas festas a todos.

 

 AC

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)