Uma paróquia numa comunidade é uma bênção de Deus – Dom Ildo Fortes

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Foi assim que o bispo de Mindelo assinalou os dez anos da criação da paróquia de São Francisco de Assis e comparou uma paróquia a um fontanário onde todos se encontram

 


A paróquia de São Francisco de Assis no Tarrafal de São Nicolau assinalou este domingo, 4 de outubro, o seu 10.º aniversário. Foi o culminar de um conjunto de atividades para assinalar a criação da paróquia, ocorrida em 2005, numa decisão do então bispo de Mindelo, Dom Arlindo Furtado, hoje bispo de Santiago.

Dom Ildo Fortes congratulou-se com a decisão do seu antecessor de erigir à condição de paróquia a estrutura anteriormente existente nesta que foi também conhecida como zona pastoral do Tarrafal e sublinhou que esta foi uma “feliz ideia” de Dom Arlindo, e deixou claro que havendo mais sacerdotes novas comunidades paroquiais serão criadas na diocese. Dom Ildo observou que o surgimento de novas paróquias é “sinal de vitalidade” e de “crescimento”.

Na homilia que proferiu durante a festa paroquial, o bispo comparou uma paróquia a um fontanário onde todas as pessoas se encontram.

“Uma paróquia numa comunidade é uma bênção de Deus” acentuou, para de seguida certificar que não há nenhuma outra instituição que se possa comparar a uma paróquia. E Dom Ildo foi categórico ao afirmar que a comunidade cristã “não é mais uma” entre tantas outras. “Não temos a marca da cor política nem do estrato social, não somos um clube”, observou para de seguida precisar que Jesus Cristo é o centro de tudo.

A missa festiva dos 10 anos da paróquia estava marcada para as 10h30 mas teve que começar algum tempo depois devido à chuva e vento que inverteram os planos da organização. Durante a tarde decorreram atividades culturais no recinto movimentando pessoas que vieram de várias comunidades da ilha.

 


Anísia Campinha

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)