Presidente do MpD dialoga com as pessoas em São Nicolau

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Ulisses Correia e Silva está a ouvir as pessoas sobre os desafios da ilha. Nesta quinta-feira encontrou-se com um grupo de agricultores de Fajã e pôde registar preocupações das pessoas em várias comunidades da ilha

 


No seu segundo dia de visita à ilha de São Nicolau, o presidente do MpD foi a diversos povoados encontrar-se com as pessoas para ouvir, de viva voz, as suas inquietações. Iniciou a jornada em Estância de Brás, passou por Fajã de Baixo, foi a Canto de Fajã, Pico Agudo, Lompelado, Queimadas e Cachaço sempre a ouvir as pessoas sobre a situação atual das respetivas comunidades.

 

Desemprego foi das maiores inquietações que ouviu da população por onde passou. Jovens, sobretudo, não esconderam o seu descontentamento com a falta de oportunidades numa ilha que já foi referência a nível nacional.


Transportes, cenário de mau ano agrícola, falta de pasto para animais, acesso limitado a água, custos elevados da água, constituem outras preocupações elencadas pela população.


Em Fajã de Baixo, Ulisses Correia e Silva pôde reunir-se com um grupo de agricultores com quem dialogou sobre os constrangimentos que encontram no dia-a-dia, sobretudo para colocar os seus produtos noutros mercados. Os efeitos negativos do furacão Fred foi outro tema do encontro, com os agricultores a questionarem pela demora do governo nas respostas.


“Registamos vários prejuízos mas até agora ninguém veio ter connosco para saber das nossas dificuldades”, comentou durante o encontro um produtor local numa referência ao pessoal afeto ao ministério do Desenvolvimento Rural.


O líder da oposição e que se candidata a Primeiro-Ministro registou as preocupações quer das pessoas nas comunidades quer do grupo de agricultores, e reiterou seu “forte comprometimento” de continuar a trabalhar para o país de modo a ajudar a encontrar as melhores respostas para os desafios.


Sem entrar em promessas, Ulisses Correia e Silva assumiu que Cabo Verde precisa de uma mudança efetiva de modo a devolver esperanças às pessoas. Encorajou, entretanto, as pessoas a manterem-se firmes e determinadas pois o país precisa de todos.


Hoje, sexta-feira, Ulisses Correia e Silva vai, primeiro, às comunidades de Ribeira Prata e Praia Branca, para de seguida visitar a Cidade do Tarrafal e arredores, para no final da tarde presidir a conferência “Compromisso São Nicolau” que acontece pelas 18 horas no centro cultural Paulino Vieira, no Tarrafal.

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)