Barragem de Banca Furada será inaugurada nesta sexta-feira

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

A barragem de Banca Furada, localizada em Fajã em São Nicolau, vai ser inaugurada na sexta-feira, 26, pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves


A obra com capacidade para 300 mil metros cúbicos de água, vai irrigar uma área total. As obras consistem em 30 diques de retenção, dez de captação, 19 reservatórios de água, uma barragem subterrânea com dispositivo de bombagem associada à energia fotovoltaica – e 11 quilómetros de distribuição de água.

Essa infraestrutura tem a capacidade de armazenar cerca de 300 mil metros cúbicos de água, o que permitirá irrigar, aproximadamente, 35 hetares de terreno. Ao todo deverá beneficiar cerca de 200 agricultores diretamente e gerar 400 empregos indiretos.

A barragem também servirá como ponte de viaturas, facilitando desta forma a circulação em segurança das pessoas e bens da comunidade de Fajã de uma margem para outra daquela ribeira. A obra custou cerca de 600 mil contos e a sua execução esteve a cargo da empresa Mota Engil. A ilha de São Nicolau conta que até final deste ano deverá ter projetadas mais duas barragens.

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)