Elsa Neves: A principal dificuldade é a língua portuguesa

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Elsa Neves, professora da escola Lucília Freitas no Tarrafal, com 21 anos de experiência e somente dois em São Nicolau acredita que a principal dificuldade encontrada na ilha foi o comportamento dos alunos e a aprendizagem da língua portuguesa

 


Em declarações ao JSN por ocasião do dia do professor, Elsa Neves sublinhou que no início “não foi fácil” pois quando veio para São Nicolau tinha uma ideia “completamente equivocada”. Julgava que viria a encontrar na ilha “alunos mais quietinhos, mas quando cheguei deparei com uma situação que nunca tinha vivido antes que é mesmo de indisciplina”, comentou em tom de desabafo.


Segundo a nossa entrevistada, a aprendizagem é também uma dificuldade encontrada em São Nicolau, pois para ela os alunos têm mais dificuldades no tocante à disciplina da língua portuguesa, pois muitos escrevem como falam. “Cometem vários erros ortográficos e tinham dificuldades em ler as suas próprias escritas, mas isso deve-se ao facto de escreverem como falam”.


Os alunos da professora Elsa já sabem que a hora de trabalho é mesmo para trabalhar e com seriedade, dedicação e respeito, e que quando é chegada a hora de brincar, ela própria se transforma em uma criança da idade dos alunos.


Para a nossa entrevistada, os alunos devem ser ambiciosos no sentido intelectual. “Se um aluno consegue tirar 18, porque estudar para 10? Os alunos têm que tentar tirar sempre bons resultados”, acrescenta, observando que quando os alunos vêm um colega com notas de muito bom, devem pensar que eles também têm a capacidade de tirar muito bom caso se dedicarem mais aos estudos.


Elsa Neves mudou-se de São Vicente para São Nicolau por motivos pessoais, mas segundo ela no inicio foi difícil adaptar à realidade da ilha, mas agora já se acostumou e nesse momento já sente bem adaptada, pois segundo ela os alunos estão a melhorar e já pode afirmar que muitas das dificuldades encontradas no inicio já estão superadas.


A professora do 6º ano que aderiu ao convívio dos professores da ilha em Ribeira Prata, disse levar uma frase para reflexão e debate entre os colegas de profissão, para assinalar o dia aos professores dedicados.


Ao JSN revelou a frase da sua própria autoria. “O professor do século XXI é aquele que, além da competência, habilidade interpessoal, e equilíbrio emocional tem a consciência que o mais importante do que o desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento humano e que suas diferenças está acima de toda a pedagogia”.


Instada se voltaria a escolher a docência como profissão, a nossa entrevistada é categórica. “Ser professora é dar e receber todos os dias, é uma coisa incrível: aprendemos sempre com os alunos”.


Os professores de São Nicolau comemoram o seu dia com uma deslocação a Ribeira Prata onde cumprem um programa desde a noite de ontem, quarta-feira.

 


AC

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)