Ligia Fonseca considera ser uma justa homenagem a Dona Tá

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

O primeiro dia de visita da primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, foi marcada pela emocionante homenagem da peixeira, Antónia Joana da Cruz, uma das mulheres mais antigas da região, com 89 anos

 

A primeira-dama Ligia Fonseca que esteve muito atenta a um vídeo exibido sobre a vida da Dona Tá, acredita que foi uma justa homenagem, "uma mulher que representa a coragem e a força das caboverdianas".

"Vamos seguir a lição da Dona Tá, que apesar de todas as dificuldades, demostra a força e a determinação da mulher caboverdiana na procura do pão para os filhos e sempre com dignidade e alegria que todas as mulheres devem ter", realça a primeira-dama.

Elsa Soares, uma das netas da Dona Tá, que leu uma mensagem emocionante a avó, considera a homenagem merecedora, "a minha avó merece e acho que pessoas como a minha avó devem ser homenageadas em vida".

A neta que foi criada desde os três anos com a avó quando a mãe faleceu, disse estar sem palavras para descrever tanta emoção e olha a avó como um exemplo de força, luta.

Sabendo que rendimento de muitas familias do Tarrafal vem apartir da pesca a vereadora Ivanilda Spencer da CMTSN salienta que é uma homenagem mais que justa porque a Dona Tá representa as mulheres do municipio que são sempre lutadoras.

Ontem Ligia Fonseca fez uma visita de cortesia ao Pároco da Cidade, Frei Ademário Delgado, onde debaterem algumas questões nomeadamente sobre a paternidade infantil, papel da mulher na sociedade, cooperações entre vários outros assuntos. A primeira-dama mostrou-se disponível em apoiar a Paróquia.

Hoje de manhã primeira-dama participa na eucaristia dominical na Igreja São Francisco de Assis e, também, conhecer o projeto de apoio social das Religiosas do Amor de Deus.

Á tarde terá uma “conversa aberta” com as mulheres do município, sobre várias temáticas, nomeadamente, o direito da mulher, empreendedorismo, a violência baseada no género, entre outros assuntos que possam contribuir para uma partilha de responsabilidades na família, “nesta dupla jornada que a mulher enfrenta.

A estada em São Nicolau termina amanhã, segunda-feira com visitas a algumas instituições de cariz social e ligadas à infância/adolescência, particularmente a jardins infantis, lar de idosos, Centro do ICCA, Centro de Saúde e a Casa de Direito.

A primeira-dama fará ainda uma visita de cortesia ao autarca da Ribeira Brava, Américo Nascimento.

 

 

AC

 

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)