Comitiva paroquial de São Nicolau participam no dia da Diocese com Dom Arlindo Furtado

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Uma comitiva paroquial desloca hoje para São Vicente a fim de acompanhar o Cardeal Dom Arlindo Furtado na sua chegada ao Mindelo 11 anos depois de ter tomado posse, como o primeiro Bispo da Diocese de Mindelo e agora como cardeal

 

De acordo com o Padre Ademário o convite veio do cardeal Arlindo Furtado, apelando aos responsáveis das paróquias para sensibilizar as pessoas para comemorar o dia da Diocese.

Já foram confirmados o Comandante nacional da Policia, representante da Câmara Municipal do Tarrafal, representante dos professores, representante dos emigrantes na Itàlia, membros do conselho paroquial, as irmã do amor de deus como uma instituição religiosa deste conselho.

"Esta pequena caravana vai representar esta paróquia que tem um certo carinho especial para com este bispo que agora é cardeal", realça a padre. 

No dia 28, sábado, o cónego César que vem de Lisboa vai proferir uma conferência com o tema "A hierarquia da igreja", onde vai falar dos ministérios da igreja sacerdotal, presbiteral, e cardeal.

Depois da reflexão sobre o significado do Cardeal na Igreja, Dom Arlindo Furtado terá o momento em que vai endereçar uma mensagem e dar testemunho da sua vivência no seu ministério como Cardeal. Às 18h30 preside uma eucaristia solene na Pró-Catedral de Nossa Senhora da Luz, no Mindelo.

O padre Ademário acredita que com o primeiro cardeal para a igreja de Cabo Verde, a igreja vai ascender e com isso a criação de mais diocese em Cabo Verde, "é bonito saber que a cada dia a igreja diocesana está a crescer". Pois segundo ele a igreja de Cabo Verde era forte até 1910. "Com a destituição do seminário de São Nicolau a igreja caiu em sacerdotes a nível de assistência espiritual, a nível da formação das comunidades e a própria presença efetiva da igreja" adianta. Mas diz estar esperançoso que Dom Arlindo Furtado possa fazer a ponte em que o governo cada vez mais vai sentir a igreja como um membro, "uma figura que vai ajudar muito para que o governo possa contar mais com a igreja na formação de Cabo Verde".

Dom Arlindo Furtado desloca-se também a Santo Antão no dia 1 de março. Celebrará uma eucaristia solene na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário na Ribeira Grande. O regresso á cidade da Praia será no dia 2 de março.

 

 AC

 

 

 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)