ELETRIFICAÇÃO RURAL: Não há garantias da tal prenda de Natal para Ribeira Prata, Fragata, Morro e Juncalinho

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

Não há nenhuma garantia de que a energia elétrica vá chegar aos povoados de Ribeira Prata, Fragata, Morro e Juncalinho antes do Natal. A nova ministra da Energia não tem o quadro dos prazos e não pôde dar essa garantia às gente de São Nicolau

 


A questão da eletrificação dos povoados de Morro e Juncalinho, no município da Ribeira Brava, e Ribeira Prata e Fragata, no Tarrafal, chegou esta semana ao parlamento cabo-verdiano, pela voz do deputado da Nação Nelson Brito (MpD) que quis apurar do governo se a promessa da tal prenda de Natal estaria para ser cumprida, mas não obteve qualquer garantia da ministra Leonesa Fortes que diz “não ter o prazo presente”.


A reação da governante, surpreendeu o deputado que presenciou, em abril último, o Primeiro-ministro durante o lançamento das obras da Central Única de São Nicolau admitir que a eletrificação daqueles quatro povoados seria prenda de Natal ou na pior das hipóteses prenda de ano novo.


Nelson Brito observou que as populações destas comunidades, afetadas pela falta de energia, estão prontas e dispostas a apoiar os referidos projetos de eletrificação das suas comunidades e testemunhou que no caso de Ribeira Prata e Fragata, “a Câmara Municipal está pronta para ajudar”.


A eletrificação das referidas zonas insere-se no projeto da Central Única, cuja primeira pedra foi lançada a 16 de abril pelo PM, devendo as obras ficarem concluídas em julho de 2015.


Neste particular, o deputado Nelson Brito duvida do cumprimento dos prazos, até porque segundo observou, regista-se um aparente atraso nas obras. Entretanto, a ministra da Energia afastou o cenário de atrasos, alegando haver requisitos que têm de ser cumpridos facto que a seu ver “originou alguns atrasos” na montagem de todo o projeto. “Não há atrasos na execução mas sim na montagem do projeto”, observou Leonesa Fortes que assegurou “cumprir com o cronograma e cumprir os prazos acertados”.

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)