TARRFAL SEM MÉDICO RESIDENTE: Deputado da Nação questiona governo

Escrito por Editor JSN . Publicado em São Nicolau

A denúncia é do deputado da Nação, Nelson Brito que pede ao governo colocação de um médico no município e questiona sobre aparelho de RaioX

 


O Tarrafal de São Nicolau está sem médico residente, uma situação que já dura há já algumas semanas, conforme fez saber esta semana, no parlamento, o deputado da Nação, Nelson Brito.


O eleito do MpD que colocava questões à ministra da Saúde, Cristina Fontes Lima, observou que o único médico que estava colocado no Centro de Saúde do Tarrafal deixou aquelas funções. O seu lugar é, temporariamente, ocupado por um médico que vem da Ribeira Brava.


De quatro clínicos, a ilha passa a ter apenas dois, já que um outro médico colocado na Ribeira Brava foi transferido para São Vicente.


Entretanto, a ministra garante que o clínico transferido ainda “não tem guia de marcha” e que enquanto não for encontrado uma solução para o Tarrafal, este não deixará São Nicolau. “Ele sabe disto”, diz a ministra.


O problema de médicos no Tarrafal é recorrente. Com cerca de 5500 habitantes, o município nunca contou cm dois clínicos, situação que leva ao engrossar das listas de espera para consultas.


Desde há cerca de três semanas, o município é atendido por um único clínico que faz atendimento apenas no Centro de Saúde sem poder cobrir as zonas do interior.  


Outra preocupação levantada pelo deputado tem a ver com o aparelho de RaioX, inexistente na ilha, levando a que situações corriqueiras tenham que ser evacuadas para Mindelo e/ou Praia. Neste particular, a ministra estimou que dentro de seis semanas a ilha terá um aparelho, já que o anterior apresentava problemas de software e teve que ser abatido.

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)