SAÚDE MENTAL: Dia Mundial de Prevenção do Suicídio assinalado em São Nicolau

. Publicado em São Nicolau

A iniciativa é da Associação de Promoção da Saúde Mental A Ponte, que este ano leva as celebrações a todos os municípios do país. Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida


 

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que se assinala a 10 de setembro, vai ser comemorado nos dois municípios de São Nicolau, mas sendo a primeira vez que tal acontece no Tarrafal.

A organização da celebração da efeméride é da responsabilidade da Associação de Promoção da Saúde Mental A Ponte, uma organização não governamental (ONG), que este ano assinala pela primeira vez o dia em todos os municípios do país.

Sob o lema “Prevenção do suicídio: um mundo ligado", o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é assinalado em concentrações de rua, através de uma cerimónia de acender de velas em memória das vítimas de suicídio e de chamada de atenção para o problema.

Em São Nicolau, as concentrações acontecem entre as 19 e as 19h30 horas, na Praça Bouças (Ribeira Brava) e no Largo do Cimentinho (Tarrafal). Para além da cerimónia das velas, será distribuído o boletim informativo de A Ponte.

Relatório traça cenário preocupante

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é promovido mundialmente pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (International Association for Suicide Prevention - IASP) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e o tema escolhido para este ano pretende acentuar que as ligações estabelecidas são fundamentais na luta contra o suicídio, numa altura em que foi dado a conhecer o Relatório Mundial do Suicídio (World Suicide Report - WSR), da responsabilidade da OMS, um instrumento de trabalho considerado fundamental para aqueles que trabalham nesta área e na elaboração e implementação de políticas que obstem ao problema.

O relatório da OMS indica que, a nível mundial, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, um cenário preocupante que leva os responsáveis da organização das Nações Unidas para a Saúde e a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e apostarem forte nas celebrações deste ano.

Consciencializar a opinião pública mundial para as problemáticas da tentativa de suicídio e do suicido, é considerado fundamental para a saúde pública e para as necessidades de prevenção. Nesse sentido, a OMS está a apoiar vários países a desenvolverem estratégias de combate ao fenómeno, considerado central na agenda internacional de Saúde. 

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)