NELSON BRITO: Hoje não há trapalhadas na venda de terrenos “como no tempo de António Soares”

. Publicado em São Nicolau

O deputado e líder do MpD no Tarrafal de São Nicolau diz que a diferença entre a câmara de José Freitas de Brito e a gestão do PAICV não tem comparação, desde logo em matéria de transparência e de não favorecimento de amigos e familiares ao contrário do que aconteceu durante os sete anos de governação do atual líder tambarina de São Nicolau


 

O deputado nacional e líder do MpD no Tarrafal de São Nicolau, Nelson Brito, lembrou que, com a atual gestão municipal, não há terrenos vendidos a familiares, não pagos na altura da venda, vendidos duas vezes ou reservados a amigos “como acontecia no tempo de António Soares” (PAICV), o anterior edil que, em sete anos à frente do município e recebendo gordos fundos do governo, não realizou as obras que prometeu ou empreendeu projetos estruturantes para a vida das populações.

Nelson Brito falava à Inforpress, fazendo o balanço da gestão municipal de José Freitas de Brito, que definiu como “transparente e dentro da legalidade”, ao contrário do que acontecia no tempo do seu antecessor. Segundo o líder local ventoinha “são visíveis os avanços registados”, no município que conta atualmente com uma câmara “transparente e responsável”, sublinhou.

Acabou a falta de rigor e o favorecimento de amigos e familiares

Manifestando-se satisfeito com a administração do seu companheiro de partido, o deputado do MpD acentuou que, em matéria de apoios sociais, pela primeira vez no município estes são efetuados "com base em critérios de rigor e sem favorecimento de ninguém", como é o caso dos estudantes que beneficiam de ajuda para o pagamento de propinas em estabelecimentos de ensino superior da Praia e do Mindelo. “Aqui, em São Nicolau, temos também apoios para estudantes que vêm de outras localidades e temos cada vez mais bolsas e vagas para cursos profissionais, licenciaturas e mesmo mestrados, especialmente para Portugal”, adiantou Nelson Brito. Um apoio, aliás, extensível a doentes evacuados, reparação de casas degradadas, construção de instalações e ligação domiciliária à rede de água, entre outros.

Trabalhar com projetos e planificação

Para o deputado, uma das maiores conquistas desta vereação é o saneamento, nomeadamente no que respeita a uma mais eficiente recolha de resíduos sólidos, no que tem contado com parcerias, nomeadamente, da autarquia de São Vicente que, recentemente, doou uma moderna viatura para a recolha de lixo.

No que respeita às “grandes obras”, Nelson Brito acentuou que a nova administração municipal, também ao contrário do que acontecia anteriormente, “trabalha com projetos e de forma planificada” dando-lhes utilidade e fazendo-as ser valorizadas pelas pessoas, numa alusão à promessa ainda não cumprida de construção do Paço do Concelho.

Alegando que a obra irá surgir a seu tempo, o líder local do MpD alega que a prioridade do executivo municipal tem sido a requalificação de diversos espaços urbanos na cidade e em outras localidades, com especial atenção para a correção torrencial em ribeiras, bem como o ordenamento de ruas e o calcetamento. E referiu como exemplo dessas prioridades a construção da Delegação Municipal de Praia Branca e a Unidade Sanitária de Base de Ribeira da Prata.

A obra nasce

A água canalizada tem sido, segundo o deputado, um dos maiores ganhos desta administração, com o precioso líquido a chegar já a todos os povoados e o esforço que está a ser feito para a total ligação domiciliária.

No âmbito cultural, Nelson Brito destaca a organização de “grandes eventos”, onde se registam “avanços extraordinários e sem comparação com os realizados pela equipa anterior”, como a realização do festival de Praia d’Tedja.

O líder local do MpD entende que, até ao final do mandato, a equipa dirigida por José Freitas de Brito deverá incidir a sua atenção em ações que privilegiem a qualidade de vida das populações, ajudando os mais necessitados, nomeadamente em matéria de reabilitação das habitações, ditando-as de cozinhas adequadas e casas de banho.

com Inforpress

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)