JOSÉ FREITAS DE BRITO: Edil quer celebrar “com brilho” décimo aniversário do município

. Publicado em São Nicolau

O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal faz um balanço positivo das festividades deste ano, mas tem já os olhos voltados para 2015, altura em que pretende fazer das celebrações um marco referencial da vida municipal e um fator de elevação da “autoestima” coletiva


 

Ao fazer o balanço das festividades do Dia do Município, José Freitas de Brito anunciou querer fazer das comemorações do 10º aniversário da elevação do Tarrafal a município um momento alto, assinalando “com brilho” uma efeméride de grande importância para o concelho. “Será ocasião para também celebrarmos com dignidade e para tanto pensamos na possibilidade de criação de uma comissão de honra para preparar os festejos”, disse o edil, acentuando que as celebrações serão marcadas pela “autoestima e muito brilho”.

Um “brilho”, aliás, que já se fez sentir nas celebrações do Dia do Município deste ano, honradas com a presença do ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, cujas boas relações com o edil são conhecidas.

Dignificar o Dia do Município

A equipa dirigida por José Freitas de Brito pretende cada vez mais dignificar o Dia do Município cujo momento alto será no próximo ano, por ocasião do 10º aniversário, e nesse sentido as celebrações de 2014 foram uma espécie de balão de ensaio, já que, como acentua o próprio edil, “o programa proposto foi cumprido de forma exemplar e as pessoas estão satisfeitas”.

Freitas de Brito destaca ainda a realização do Festival de Praia d’Tedja, o torneio quadrangular de futebol, que trouxe ao Tarrafal os campeões nacionais, a feira gastronómica e a Eucaristia de Ação de Graças como momentos altos das celebrações deste ano. “É claro que as pessoas desejam sempre mais, mas, grosso modo, este programa teve boa aceitação”, disse o autarca, sublinhando também a avaliação “satisfatória” que os munícipes fazem à prestação da sua equipa.

Para José Freitas de Brito, “cada evento foi importante”, mas sublinha a sessão solene como um dos momentos mais altos das celebrações. “Tivemos a honrosa presença do ministro Antero Veiga, de delegações das câmaras municipais da Ribeira Brava, Sal, Boa Vista e São Vicente, bem como de universidades e outros parceiros para além de gente da casa. E pela primeira vez tivemos presentes os dois deputados da Nação, num ato público do Dia do Município”, precisou o edil.

Promover Festival de Praia d’Tedja

Uma das grandes apostas da edilidade, ao nível cultural, é a promoção do Festival de Praia d’Tedja, inscrevendo o evento no calendário dos grandes festivais de música que se realizam em Cabo Verde, daí o crescendo de qualidade dos artistas que se deslocam ao Tarrafal e a atenção aos pormenores, como seja a programação da iniciativa. “Tal como em 2013, nesta edição apostamos no cumprimento do horário, num bom cartaz, na diversidade dos artistas e grupos, e a sensação geral é que foi um bom evento”, avaliou o presidente, garantindo: “Vamos aprimorar alguns aspetos, mas de uma maneira geral já temos um estilo e formato do festival que já é um cartão-postal da ilha”.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)