TARRAFAL: Lançamento de livro e debate sobre regionalização acontece hoje no Centro Cultural

. Publicado em São Nicolau

Colocada no centro da agenda política, a regionalização é já um tema incontornável, tendo-se vindo a registar conferências e debates em todo o arquipélago e na diáspora, a par de artigos de opinião na imprensa caboverdiana. Refletir sobre este novo desígnio nacional é o objetivo desta sessão que conta com a presença de um dos autores da obra


 

A partir das 18 horas desta quarta-feira, o Centro Cultural Paulino Vieira vai ser palco da apresentação do livro “Cabo Verde – os Caminhos da Regionalização”, com a presença de um dos seus autores, Carlos Fortes Lopes; de António Alte Pinho, jornalista e editor do JSN, e ainda de Alírio Cabral Gomes (assessor do edil local), que irá moderar o debate sobre a regionalização que se segue ao lançamento da obra.

 O livro

Este livro resulta da compilação de uma série de artigos publicados nos últimos anos em diferentes jornais de Cabo Verde versando temas de interesse nacional, como a regionalização, o património e a língua. É um projeto de colaboração que envolve um grupo de amigos caboverdianos que resolveram dar o corpo e o espírito ao manifesto e contribuir para o despertar do ativismo cívico e a revalorização da Democracia em Cabo Verde.

Sem qualquer filiação político-partidária, os seus autores não têm outra motivação que não seja usar o seu direito de opinião no momento em que urge repensar o atual modelo político-administrativo de Cabo Verde, cientes de que só uma regionalização bem pensada e cuidadosamente implementada logrará tirar o País do impasse em que se encontra o seu desenvolvimento.

Os autores

Adriano Miranda Lima (coronel na reserva), Arsénio Fermino de Pina (médico pediatra, escritor), Carlos Fortes Lopes (mestre em psicologia industrial), Éder Marcos de Oliveira (mestre em finanças), Fátima Ramos Lopes (assessora na área cultural e científica), José Fortes Lopes (professor universitário na área da física da atmosfera e dos oceanos), Luiz Andrade Silva (ativista associativo, escritor) e Maria Filomena Araújo Vieira (licenciada em ciências económicas, escritora).

A sessão de hoje conta com o apoio da Câmara Municipal do Tarrafal e do JSN, que tem vindo a promover nas suas páginas um alargado debate sobre a regionalização.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)