PROJETO SODADE: Comissão Regional de Parceiros promove formação na área da dança

. Publicado em São Nicolau

A ação de capacitação enquadra-se no âmbito do “Projeto Sodade”, da responsabilidade da CRP-SN e da organização italiana Mediaservizi, e tem por objetivo formar, capacitar e instruir crianças e jovens, aumentando-lhes a sua autoestima


 

A Comissão Regional de Parceiros de São Nicolau (CRP-SN) leva a efeito uma ação de formação na área da dança, entre 12 e 29 de agosto. Segundo a organização, o objetivo da iniciativa é “formar, capacitar, instruir crianças e jovens que queiram aprender mais e melhor a arte de dançar, que queiram utilizar a dança como instrumento para transmitirem o seu estado emocional, que aproveitem a dança como fator impulsionador do seu performance e auto estima”, buscando nesta expressão artística “a melhor forma de se comunicar”, pode ler-se numa nota chegada à nossa redação.

O modelo desta ação de capacitação é de natureza teórico-prática, dando mais relevância à última componente, e o público alvo são crianças e jovens com a idade mínima de seis anos, bem como grupos de dança que se encontrem em atividade.

A ação decorre entre Ribeira Brava e Tarrafal. Na primeira cidade, o programa de formação tem como palco o Salão Paroquial do Seminário e realiza-se entre 12 e 20 de agosto; na segunda, o Centro Cultural Paulino Vieira acolhe a iniciativa entre 21 e 20 de agosto. A ação de capacitação está a cargo de José Emanuel Brandão (Mano Preto).

Do programa da formação constam aquecimento corporal (resistência cardiovascular, resistência física, saúde física e mental...); noções de expressão corporal; pequena introdução sobre a história da dança; breves sobre a dança dita cabo-verdiana; composição coreográfica (composição, noções de espaço, tempo, nível, dinâmica, ritmo, compasso); a profissionalização do bailarino e intérprete; aulas práticas de execução; montagem de um pequeno espetáculo (a obra de dança, o palco, o cortinado, a iluminação, o som, etc.); produção de um evento de dança (o produto a ser apresentado, os meios de divulgação/promoção, desde o cartaz, o spot vídeo e áudio, etc) e, por último, apresentação pública informal dos trabalhos.

A ação de formação é financiada pelo ‘’Programa para Atores Não Estatais e Autoridades Locais no Desenvolvimento”, promovido pela União Europeia que disponibiliza o montante de 190.755,55 euros, equivalente a 84,12 por cento (%) do ‘’Projeto Sodade’’, da responsabilidade da CRP-SN e da organização italiana Mediaservizi.

(foto de arquivo)

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)