TACV: Câmara do Tarrafal desmente vereador da Cultura

. Publicado em São Nicolau

O gabinete de José Freitas de Brito dá uma versão diferente daquela avançada por Adildo Soares. Segundo um comunicado chegado à nossa redacção, os TACV estão empenhados em ajudar a câmara a encontrar alternativas e o edil agradece mesmo a “postura de colaboração” da empresa


 

Num comunicado chegado à nossa redacção, o Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau vem dar uma versão diferente daquela avançada ao JSN pelo vereador da Cultura, Adildo Soares (na foto), que imputava aos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) a responsabilidade exclusiva pelo adiamento da edição deste ano do Festival de Praia d’Teja.

Embora admitindo que a alteração da data do festival se justifica pela “indisponibilidade de voos, sobretudo no percurso Praia/São Nicolau, o que inviabiliza a vinda do grosso dos artistas anteriormente confirmados para o nosso festival nos dias 1 e 2 de agosto”, o gabinete do edil acentua que a câmara está “em articulação permanente com a TACV”, que já “assegurou disponibilidades de voo, daí a decisão da Câmara Municipal em adiar o evento para os dias 14 e 15 - quinta e sexta - aproveitando, assim, o feriado de 15 agosto”, pelo que “os artistas deverão chegar entre quarta e quinta feira que antecede o festival e regressão no sábado, dia 16”.

TACV empenhados em ajudar a câmara

O gabinete do presidente reconhece também que “nesta época do ano, os voos da transportadora aérea nacional estão limitados, mas é conveniente realçar que desde o primeiro momento a TACV está empenhada em ajudar a Câmara Municipal a encontrar uma alternativa para o transporte dos convidados” e reconhece “o aumento de voos para São Nicolau, nesta época do ano (apenas sexta e domingo não há voos)” promovido pela empresa, numa altura em que “há uma grande procura deste destino, o que inviabilizou as reservas, num primeiro momento”. O comunicado termina agradecendo aos TACV “pela sua postura de colaboração para que o evento se possa realizar nesta nova data”.

Pouco antes da chegada à redacção deste comunicado, o vereador da Cultura contactou telefonicamente com o nosso jornal alegando ser imprecisa a sua afirmação de que a câmara teria proposto aos TACV a realização de dois voos especiais. Segundo o vereador, tal pedido teria sido feito pela Comissão Regional de Parceiros (CRP) que, na mesma altura, pretendia realizar uma conferência sobre associativismo. Uma imprecisão que, sublinhamos, não é da nossa responsabilidade já que o JSN se limitou a reproduzir as declarações de Adildo Soares, o que faz agora também com o comunicado do gabinete de José Freitas de Brito.

De qualquer modo, um outro facto relevante é que, independentemente do festival, os TACV não têm capacidade de resposta para a procura de voos nesta época do ano, o que vem causando grandes transtornos à ilha de São Nicolau e, nomeadamente, dificultando a afluência de emigrantes e turistas.

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)