SODADE: CRP faz balanço positivo da conferência realizada na Ribeira Brava e Tarrafal

. Publicado em São Nicolau

Depois de uma semana de intensos trabalhos, novos caminhos foram equacionados, sendo consensual que é no Turismo ligado à Cultura que setores como a agricultura, as pescas e os transportes podem ser alavancados e garantir desenvolvimento e progresso social para São Nicolau


 

A Comissão Regional de Parceiros (CRP-SN) faz um balanço positivo da conferência ‘’A cultura como vetor para o desenvolvimento sustentável da Ilha de São Nicolau”, que teve lugar na última semana nas cidades de Ribeira Brava e Tarrafal,  no âmbito do projeto "Sodade".

De 30 de junho a 3 de julho temas sobre o desenvolvimento da ilha e o encontrar de caminhos, nomeadamente, o Turismo ligado à Cultura, foram equacionados como forma de alavancar setores como a agricultura, as pescas e os transportes.

Foram dias de profícua reflexão sobre o modelo de Turismo que melhor servirá os interesses de São Nicolau e as suas aspirações ao desenvolvimento e progresso social. Durante a formação (na foto) “foram discutidos alguns conceitos relacionados com o projeto, centrando-se sobretudo nas grandes potencialidades que a Ilha oferece em termos de património natural, construído e imaterial e como colocá-las ao serviço de um turismo de pequena escala que não ponha em causa a autenticidade e a identidade local”, como sublinha a responsável pelo projeto, Cecília Moreno.

A conferência contou com a presença de vários filhos da terra, que não quiseram deixar de dizer “presente” numa altura em que São Nicolau desperta do torpor dos últimos anos e procura novos caminhos. É o caso de Gualberto do Rosário, Leão Lopes, João Lopes Filho, Baltazar Neves, Lourenço Gomes, José Cabral e as contribuições da deputada Eunice Silva, de Pozzolo e de Cláudia Bento.

À margem da conferência, a CRP, em parceria com a Câmara Municipal do Tarrafal, organizou um evento em 4 de julho para assinalar o 39º aniversário da Independência de Cabo Verde, nomeadamente, uma conferência sobre a “A importância do 5 de Julho”, que contou com a participação de Baltazar Neves e Lourenço Gomes, e ainda uma Noite Cabo-verdiana com teatro, música, dança e gastronomia.

O projeto “Sodade” é uma iniciativa da CRP-SN e da Mediaservizi e é financiado pela União Europeia, tendo a duração de dois anos, período em que conta com o envolvimento das comunidades e o apoio das autoridades locais e nacionais.

 

Notícia relacionada

DESENVOLVIMENTO: Turismo e Cultura vão dar novo impulso a São Nicolau

 

comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)