ELEIÇÕES RÚSSIA: Putin contra sete na corrida presidencial

Escrito por Editor JSN . Publicado em Mundo

O atual presidente russo, Vladimir Putim, é candidato à sua sucessão, em eleições presidenciais confirmadas 18 de março, concorrendo contra sete candidatos

 



Vladimir Putim é apontado como favorito nestas eleições sobretudo depois de a comissão eleitoral do país ter recusado a candidatura do seu mais proeminente opositor, Alexei Navalny, líder da oposição nacional.

 

Numa altura em que o atual PR tem os índices de aprovação entre o eleitorado na ordem dos 80 por cento, Putim pode facilmente renovar mandato e tornar-se no líder russo mais tempo no poder, desde Josef Estaline.


Refira-se que Putim presidiu a Rússia entre 2000 e 2008 e voltou ao cargo em 2012, depois de quatro anos como primeiro-ministro, tendo contado com apoio do seu aliado Dimitry Medvedev, que tratou de alargar o mandato presidencial para seis anos.  

 
Sem o líder da oposição na corrida o principal obstáculo de Putim poderá ser a jovem Ksenia Sobchak, uma apresentadora de televisão, de 36 anos de idade, que se apresenta pela primeira vez numas eleições, afirmando-se como uma escolha para os russos.

Analistas locais admitem a candidatura de Ksenia ajudará a combater a apatia dos eleitores e aumentará a participação, contribuindo para que a (mais do que previsível) vitória de Putin pareça ainda mais impressionante.

 

 



comments

Comentários (0)

Cancel or

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Edição em papel

Brevemente disponível
para download em PDF
(Gratuito)